Os vetos de Lula à PEC da Ficha Limpa não influenciam em nada na situação do ex-senador Acir Gurgacz
*Por Valéria Souza
Os direitos políticos de Acir Gurgacz (PDT) estão restaurados com a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional da Ficha Limpa, e os vetos do presidente Lula a alguns pontos da PEC não atrapalham em nada o ex-senador de Rondônia. Agora a matéria deve voltar ao Congresso, e as novas discussões não afetam Acir.
Apesar de a elegibilidade de Acir estar assegurada, adversários espalharam em Rondônia que ele está inelegível devido aos vetos de Lula. É fácil entender o interesse nas notícias inverídicas, pois em Ji-Paraná existem quatro pré-candidatos ao Senado.
Além dos quatro pré-candidatos com base eleitoral em Ji-Paraná, o nome de Marcos Rocha (União Brasil) cresceu muito no município nos últimos dias, após a aliança do governador com o prefeito Affonso Cândido (PL).
Um sinal do apoio de Affonso Cândido a Marcos Rocha pode ser constatado pela ausência do prefeito no evento do último final de semana, com a presença da ex-primeira dama Michele Bolsonaro (PL).
Exatamente. Affonso Cândido não compareceu e aparentemente nem convidou assessores da prefeitura para prestigiar a programação. Michele Bonsonaro foi declarar apoio a um candidato do partido dela, mas Affonso está fechado com Marcos Rocha.
O governador Marcos Rocha não tem base eleitoral em Ji-Paraná, mas o aparecimento de um quinto forte pré-candidato no município aparentemente levou adversários a espalhar a notícia falsa de que a pré-candidatura de Acir estaria com problemas. Falácia.

Acir segue alheio ao racha existente no PL, pois ele é conhecido por não perder eleição no município. O ex-senador programou para o próximo sábado (4) a Caminhada Esperança Rumo a Ji-Paraná. O evento promete ser grande.
*É editora do ComTexto

